sexta-feira, 13 de fevereiro de 2009

Cuidado com as expectativas exageradas! (Ou, Descendo das nuvens)



Nos dias de hoje, somos levados a acreditar que status e fama trazem felicidade. Segundo Polly Young Eisendrath, psicóloga junguiana americana, essa crença pode trazer uma série de problemas de auto-estima, pois normalmente temos expectativas altas e irreais com relação a nós mesmos ou aos outros. Estas expectativas exageradas, que geralmente não se concretizam, podem gerar problemas sérios posteriormente. A pessoa, que antes acreditava ser capaz de atingir a fama ou status, acaba sentindo-se deprimida e incapaz, o que também não é verdadeiro.

Segundo Polly Young, devemos nos lembrar de que somos seres humanos comuns, e que para sermos bem-sucedidos em qualquer atividade precisamos da ajuda de inúmeras pessoas que estão à nossa volta. Ninguém consegue ser bem-sucedido sozinho, sem ajuda, sem apoio ou sem a humildade de aprender com os mais experientes. Existe um processo de aprendizado e desenvolvimento das nossas capacidades que pode levar muitos anos até atingirmos o nível de reconhecimento externo. Mais importante que o reconhecimento externo (status e fama), é termos paciência com nossos erros e disposição para aprender. O que acontece hoje em dia, é que queremos que o reconhecimento venha de forma rápida, precisamos de elogios para nos sentirmos valorizados, e isso muitas vezes não acontece da forma como esperamos, nos causando muita angústia e vontade de desistir.


Se pensarmos em nós mesmos como seres humanos comuns, sem expectativas irreais de fama, riqueza ou status, podemos nos tornar mais felizes com o que somos. O autoconhecimento é fundamental nesse processo de mudança de expectativas. Saber nossos pontos fortes e fracos nos ajuda a ter uma visão mais realista de nós mesmos. A disposição e humildade para aprender, sabendo que os erros fazem parte da caminhada, nos ajuda a chegar onde queremos. Para sermos felizes, o mais importante é estarmos satisfeitos conosco mesmos, conscientes de nossas limitações, sem expectativas exageradas com relação a nós ou aos outros.


Um bom final de semana!
Rosana

. . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . .

12 comentários:

Anônimo disse...

Rosana querida,

Me entristece ver essa inversão de valores. As pessoas buscam a felicidade emcoisas temporárias como os bens materiais,esquecendo-se, deque a felicidade e o nossobemestar depende de algo bem maior que isso.

Um ótimo post querida,um fimde semana feliz para você e todos os seus,beijinho,Cris

Anônimo disse...

Rô,

A frase final, pra mim, é o pulo do gato. Entender e praticar.
Um beijo, querida.

ps: tudo bem aí?

Betty Vernieri disse...

O autoconhecimento é um aprendizado sem fim, há que estar atento sempre. Não é tarefa fácil, muitas vezes, até se chegar num estágio razoavel, há sofrimento causado pelas frustações. No entanto, quando se ultrapassa a linha da ignorância tudo passa a ser mais leve e claro.

beijinho

Tina disse...

Oi Rosana!

Penso que o ponto mais importante é estar sempre disposto a aprender, não acha?

beijos querida e bom feriado,

Unknown disse...

Rosana,muito apropriado este texto, hoje em dia, mais do que nunca,a ilusão da fama fácil toma conta das pessoas.
Li em algum lugar que a gente nunca deve se comparar com os outros, pq ou nos achamos melhores (o que é ruim) ou nos achamos piores (o que é ruim também).
Cada ser é único e especial por ser da forma que é.
Beijos

Anônimo disse...

Não deu pra assistir ao video, aparece a mensagem:

"Este vídeo não está mais disponível devido à reivindicação de direitos autorais WMG"

Rosana, acho legal a pessoa que quer ser bem sucedida e procura pelo sucesso profissional, mas sabendo o seu limite e não invadindo o do outro. Pessoas que dão o 'pulo maior que as pernas' sem estarem preparadas, acabam por sofrer frustrações que são difíceis de contornar. Isto pode gerar bloqueios até mesmo dentro dos relacionamentos afetivos.
A felicidade está em pequenas realizações e no compartilhamento de momentos. Se você não tem a quem contar suas realizações ou mesmo alguém para te parabenizar, pra quê a fama? Sabemos de casos de famosos solitários. Muito triste.
Bem sabe que, existe coisa mais grandiosa do que participarmos das conquistas de nossos filhos? Dos amigos e familiares? Um olhar agradecido, um sorriso espontâneo ou um abraço apertado? Tudo isso é felicidade!

Anônimo disse...

Certa vez li uma frase que é a mais pura verdade: "A maior pressão que sofro é a que exerço sobre mim mesma."
A felicidade é encontrada nas pequenas coisas, porém somos levados a pensar que preciamos ter e ser sempre mais e melhor. Encontrar o equilíbrio é fundamental...
Beijos

Unknown disse...

Olá,, tem um selinho para ti lá no blog.
Beijos

Anônimo disse...

Rosana

Eterno aprendizado querida!

beijo sinceroo!

Anônimo disse...

UM ENORRRRRME BEIJO!

Aquele que conheceu apenas a sua mulher, e a amou, sabe mais de mulheres do que aquele que conheceu mil.

Leon Tolstoi

Anônimo disse...



Como vc está?

e o bebê?

Anônimo disse...

Rosana, minha linda!! Quando nascer e você ainda não tiver tempo, vem aqui no blogue e escreve bem grande NASCEU só pra gente saber que está tudo bem, que foi tudo direitinho. Estou aqui ansiosa!! Beijus