sábado, 25 de outubro de 2008

Alguns benefícios da meditação


Algumas pessoas acreditam que meditar é não pensar, e dizem "Meditar é impossível, não consigo ficar sem pensar em nada."

Meditar não é pensar em nada, meditar é não se apegar aos pensamentos, deixando-os vir e ir embora. Meditar é acalmar a mente, não se deixando fixar em nenhum pensamento. Para conseguir isso existem várias técnicas de meditação, de origens e escolas diferentes.

Uma das possibilidades da meditação é meditar treinando focar a atenção, por exemplo, através da contagem de respirações. Pode-se fazer algumas séries de 21 respirações cada. No início é comum a mente não treinada fugir e voar para longe, nos fazendo perder a conta. Quando isso acontece, é só começar novamente, voltando a nos concentrar na contagem e nas respirações.

Existem também as meditações com mantras e com as visualizações. Todas elas são formas de concentrar a mente em algo de bom ou algo neutro, deixando de lado pensamentos fixos e negativos que só nos desgastam e prejudicam.

Estar onde estou! Como conseguir isso?

O foco da atenção é desviado porque o campo de interesses e distrações é muito vasto.

A mente reativa dá respostas já aprendidas, armazenadas na memória. A mente reativa opera na dimensão do mundo.

A mente criativa permite um espaço de auto conhecimento. Isso exige presença, atenção. A mente criativa abre espaço à espiritualidade, ao sagrado.


Alguns benefícios da meditação:

  • Harmonização consigo e com os outros

  • Coração apaziguado
  • Percepção de como a mente funciona

  • Mudança do ambiente mental para melhor
  • A Meditação desenvolve a capacidade de viver o momento presente.

  • Dá condição para que o estado de presença seja de qualidade - “estar onde estou”.

Agora que você já conhece alguns dos benefícios da meditação, basta escolher um horário do dia em que você possa ficar em paz com você mesmo por alguns minutos. Para começar, quinze minutos são suficientes. Acordar quinze minutos mais cedo e meditar antes de começar o dia é excelente.

Na semana que vem, um exemplo de Meditação do Amor Universal: Metta Bhavana.

Fonte de pesquisa: Associação Palas Athena


15 comentários:

Adriana disse...

"Meditar não é pensar em nada, meditar é não se apegar aos pensamentos, deixando-os vir e ir embora. Meditar é acalmar a mente, não se deixando fixar em nenhum pensamento." Exatamente! Isso é maravilhoso! Conheci a meditação depois que comecei a praticar yoga e adorei. De fato, no começo pode parecer difícil, a gente não está acostumado, mas depois, os benefícios com certeza aparecem e a gente se sente muito melhor!

Ótima postagem! Bjos!

Anônimo disse...

Rosana,

Vou tentar começar a manter um horário regular para a meditação. Não tenho muita disciplina pra isso, mas acho que faz muito bem poder ter um tempinho "com a gente".

Beijo e bom domingo!

Anônimo disse...

ROSANA

Acho fundamental a meditação,porém tenho que organizar os horarios!

beijo

Unknown disse...

Ih! Justamente ando tentando começar esta prática FUNDAMENTAL para qualquer pessoa e acabo deixando pra depois, pressionada pelos compromissos do dia a dia.
Mas concordo com tudo, já fiz yoga e atualmente na tarefa de psicografia, pelo menos durante a concentração fico isolada do mundo mentalmente, o que é muito bom.
beijos

Anônimo disse...

Ah, boneca!! Eu não consigo meditar! (rs*) Sou muito elétrica e sei que isso me traria mais harmonia, equilíbrio e para tanto, necessito de um mestre em meditação que me instrua direitinho, sozinha não conseguiria.
Quer dizer que eu sumi? Você sumiu 3 meses (sem blogar) e não foi me contar as novidades. Quem espera bebê, é você? Me conte tudo heim? Boa semana! Beijus

Betty Vernieri disse...

Meditar é libertar a mente para que ela se harmonize com o cosmo... raras pessoas conseguem...

Beijinho

Anônimo disse...

Hum...
Acho que vou tentar!!! heheheh
Bjossss e obrigada pela visita ao meu blog!
Ly

Anônimo disse...

ROSANA

TA TD BEM LINDA...

SÃO DIAS Q AGENTE FICA UM POUCO TRISTE E PASSA...

ME ADD NO SEU MSN

lisacunhavieira@hotmail.com

Tina disse...

Oi Rosana!

Meditar é muito bom: gostaria de ter tempo. Um dia chego lá. Lindo texto.

beijo grande,

Anônimo disse...

Posso estar errada mas entendo que meditar também pode ser pensar sobre as coisas que acredita para talvez mudar tudo ou aprimorar a vida e seguir em frente mais feliz..

Anônimo disse...

UEBAaaaaaaaaaaaaa!!! Vamos comemorar? Mais uma Rosaninha no mundo!!!

A Mônica Montone de certa forma escreveu sobre meditação no mesmo dia que você! Veja no blogue dela

http://www.finaflormonicamontone.com

Parabéns!! Estou feliz por você!! Beijus

Anônimo disse...

Rosana querida,

Eu preciso meditar, preciso desenvolver algo assim, para me desligar um pouco. Sou elétrica demais, sempre fazendo várias coisas ao memso tempo, o resultado é o desgaste físico e mental e isso já está me cansando muito. Um belo post, e muito útil também.

Tudo bem com vocês querida? Desejo que sim.
Um fim de semana iluminado, Cris

Anônimo disse...

Minha linda

bom final de semana!


beijos

teresamaremar disse...

Boa noite,

Sou Teresamaremar do espaço
www.NasTintasParaAsRegras.blogspot.com.

Venho informar que Elisabete Cunha – http://betescunha.blogspot.com/ - tem vindo a copiar integralmente, desde Setembro último, os meus textos e recolha de imagens.
Porque, contactei essa senhora, duas vezes, via email, de forma a que retirasse os meus trabalhos do seu espaço, não tendo obtido qualquer resposta, sou a esclarecer que são integralmente de minha autoria os posts por essa senhora publicados nos dias,

4 Setembro 2008
7 Setembro 2008
8 Setembro 2008
10 Setembro 2008
13 Setembro 2008
22 Setembro 2008
30 Setembro 2008
1 Outubro 2008
10 Outubro 2008
18 Outubro 2008
29 Outubro 2008

como poderá ser constatado no meu blog www.nastintasparaasregras.blogspot.com, e correspondem às minhas publicações seguintes,

26 Maio 2007, Primórdios da arte ocidental
22 Maio 2007, Recriar o Passado
17 Maio 2007, Da têmpera ao óleo
12 Maio 2007, A tela, invenção renascentista
5 Maio de 2007, Perspectiva, a ilusão da percepção
4 Maio 2004 (nota de abertura do meu blog)
6 Maio 2007, (IN)descrição das cores
10 Maio 2007, Psicologia das cores
20 Junho 2007, Das trevas à luz
9 Junho 2007, O olhar mágico
13 Junho 2007, Em tentação
3 Julho 2007, Do feminino e do masculino na arte
16 Agosto 2007, On Va à la Plage
24 Setembro 2007, Traço.Linha.Ponto

Considero que referir no final desses posts Fonte: Nas Tintas Para As Regras, é apenas a forma de dissimular a infracção que vem fazendo, pois que tal não é referência de uma fonte, porquanto
. não indica que se trata de um blog,
. não contém hiperligação para esse (meu) blog,
. não indica o endereço deste – www.nastintasparaasregras.blogspot.com –
. nem tão pouco inclui qualquer referência à autora teresamaremar

Mais acrescento que, uma fonte é, eventualmente, um lugar de onde retiramos uma imagem, uma ideia ou uma frase mas da qual nunca se faz uma cópia total do que outro escreveu e investigou, trabalho dedicado e, tantas vezes, demorado.
Mais me surpreende que essa senhora agradeça os comentários que lhe deixam nesses mesmos posts, sem que refira ser teresamaremar a autora dos mesmos.

A bem da seriedade bloguista

Cumprimentos

Anônimo disse...

AMIGOS,

ESTOU SENDO VÍTIMA DE DIFAMAÇÃO VIRTUAL!! ESSES CRIMES DEVERIAM TER PUNIÇÃO…

SOU LICENCIADA EM HISTÓRIA DA ARTE NA UNIVERSIDADE FEDERAL DA BAHIA DESDE 1998, PORTANTO , POSSUO UM POUCO DE CONHECIMENTO EM ARTE.

AMIGOS MEUS,TEM RECEBIDO EMAIL E COMENTARIOS DA SENHORA TERESA MAREMAR, TENTANDO MACULAR A MINHA IMAGEM PERANTE A COMUNIDADE BLOGUEIRA QUE ME CONHECE HÁ PELO MENOS 4 ANOS DE BLOG QUE POSSUO E CONHECEM MINHA ÉTICA!

ESTA SENHORA VEIO AQUI A SALVADOR, CONHECI E ALMOÇAMOS JUNTAS , RECEBI COM TODO CARINHO,EDUCAÇÃO QUE ME É PECULIAR. TENDO ELA UM BLOG DE ARTE, QUE ESTAVA DESATIVADO. PERGUNTEI SE PODIA REPRODUZIR ALGUNS POSTS DELA NUM OUTRO BLOG DE ARTE QUE POSSUIA PARA DIVULGAR A ARTE E QUE COLOCARIA A DEVIDA FONTE, COISA QUE FIZ EM TODOS OS POSTS DELA UTILIZADOS E DEVIDAMENTES LINKADOS AO BLOG DESSA CRIATURA.

AGORA ESSA SENHORA TRAIDORA E SEM ÉTICA , ESTA A QUERER ME DESMORALIZAR PERANTE TODOS OS MEUS COMPANHEIROS DE BLOG , QUE MANTENHO HÁ MUITOS ANOS.

QUEM ME CONHECE SABE QUE JAMAIS ME APROPRIARIA DE POSTS DE OUTREM, TANTO QUE TODOS OS POSTS QUE FAÇO POSSUEM A FONTE QUANDO NÃO PRODUZIDO POR MIM.

MINHA CONSCIÊNCIA ESTÁ LIVRE E LIMPA!

SENHORA TERESA, SE QUERIA DIVULGAR SEU BLOG , ME FALAVA, QUE A DIVULGAÇÃO SERIA FEITA DE FORMA ÉTICA E SEM ATROPELAR A MORAL ALHEIA…ISSO QUE FIZERA É ASSÉDIO MORAL. E SAIBA QUE POSSO PROCESSÁ-LA.

SEM MAIS!

ELISABETE CUNHA

2/11/08