sábado, 4 de outubro de 2008

Pensando o perdão


texto de © Letícia Thompson


Quem pensa que o perdão não é algo que se aprende, está enganado. O perdão não é como o amor, que vem de uma hora pra outra e se instala. O perdão não é simplesmente uma decisão que se toma. Não.

Carregar em si o dom do perdão é aprender a deixar de lado ressentimentos. Taí duas coisas que nunca caminharão juntas: perdão e ressentimento são inimigos mortais e onde um morar o outro não poderá habitar.

Primeiro, devemos ter consciência que de perdão todos nós precisamos. A falta de humildade e orgulho demasiados nos impedem de ver que somos necessitados de perdão. É normal e perfeitamente humano ser "imperfeito". E seres imperfeitos magoam, ferem, agem e dizem coisas que atingem outros. Saber reconhecer-se assim tão humano e ter a coragem de assumir é um grande passo na direção do caminho que o grande Mestre deseja pra nós. Chegar para a pessoa de quem precisamos de perdão e transformar esse reconhecimento em palavras é uma atitude bonita. Nem sempre é fácil, pois precisamos deixar de lado nossa capa orgulhosa e dizer: "eu errei, você me perdoa?"

E vamos agora ao outro lado da moeda: é do nosso perdão que alguém carece. Nos magoaram profundamente e somos nós que precisamos perdoar. E muitas vezes queremos sinceramente fazer isso. Mas aí bate à nossa porta o tal do ressentimento que fica martelando na nossa cabeça e alma todo o mal que nos fizeram. E enquanto esse estiver presente não adianta, por mais que amemos o outro, o amigo, irmão, companheiro, pais, não conseguiremos perdoar.

Há pessoas que conscientemente dizem "eu não perdôo" e vivem a vida inteira sendo ruídos por essa doença que mais faz mal a elas mesmas. É enganoso pensar que não perdoando estaremos ferindo o outro e fazendo com que pague o mal, pois nos ferimos a nós mesmos, impedindo que a ferida se cicatrize.

A única maneira de se liberar completamente e ter uma vida de paz é construir em si mesmo um poço de esquecimentos, onde jogaremos todas as nossas mágoas. É um trabalho longo e delicado e que exige de nós paciência, coragem, fé e, principalmente, amor, muito amor. Só mesmo um amor incondicional pelo próximo poderá extinguir do dicionário da nossa vida a palavra ressentimento.

Quando Jesus estava para ser morto, olhou para o céu e disse: "Pai, perdoa-lhes". Ele conhecia a necessidade e incapacidade humana de reconhecer os próprios erros. Ele intercedeu a favor dos que o matavam e tenho a íntima convicção que intercede por nós a cada instante. Mas é tempo de acordar e crescer. É tempo de evoluir. As pessoas que se recusam a aprender ficam sempre pequenininhas.

Se você acha que é incapaz de perdoar, olhe para o céu. Nossa alma estaria perdida se Deus fosse incapaz de perdoar.

Receber perdão é ser agraciado; dar perdão é dar a graça.

Só as grandes almas são capazes de grandes e nobres atitudes.

* * *
Este texto é para aqueles que porventura magoei algum dia sem querer. Que eles possam um dia me perdoar. O perdão é um dos exercícos mais difíceis para a alma humana. Me incluo naqueles que estão tentando aprender a arte de perdoar e de pedir perdão.

4 comentários:

Unknown disse...

Rosana, como é lindo o teu blog, adorei o template, os posts, o gatinho fofo, tudo!
Já te linkei também lá no blog.
Também concordo que perdão a gente pode aprender, assim como a fé.
E perdoar, além de todos os benefícios mentais e espirituais, é bom pra saúde, já que colecionar mágoas e ressentimentos sabe-se que só faz mal.
Beijos

Anônimo disse...

Rosana,

Eu não sei exatamente o que é perdoar alguém e acho que o perdão verdadeiro leva tempo para acontecer, tudo depende da forma como fomos feridos e magoados.
Não guardar mágoas já é um começo, mas conviver com a pessoa da mesma forma de antes é muito complicado.

Beijosssss

Anônimo disse...

Rosana querida,

É bom demais vê-la postando novamente, viu? eu sentia muita falta de vir aqui, muita mesmo.

Esse texto belíssimo nos mostra a importância do perdão, e o quanto é essencial o mesmo em nossas vidas.
O mestre tempo tem me mostrado que é inútil guardar mágoas e não perdoar a spessoas. claro que é difícil agir assim, perdoar é algo difícil de fazer. Mas é possível. Somos imperfeitos demais, mais podemos aprender não é mesmo? Assim, nos tornamos a cada dia seres humanos melhores, com toda a certeza.

Eu não sabia: PARABÉNS MAMÃE! Que felicidade Rosana, fico feliz demais por você!

Obrigada pelo carinho de sempre Rosana, vc é muito especial!

Uma linda semana, com carinho, Cris

Betty Vernieri disse...

Rosana
De todos os ensinamentos espirituais, o perdão é o mais difícil de ser exercitado.
Em nosso orgulho e nossa soberba, sempre achamos que não merecemos a ofensa, ou que o outro fez por onde merecer.
Ah, temos tanto que aprender...
Beijinho